A História das Botas de Cowboy!
Cowboy é um pastor que cuida do gado em fazendas ou ranchos na América do Norte e também realiza outras tarefas necessárias nas fazendas, conforme necessário.
Falando um pouco de história, o Cowboy Americano surgiu no final do século XIX, e sua origem original foi na Espanha, com o nome de Vaquero e desenvolvido no México, através da metodologia trazida da Espanha.
Cowboy tem profundas raízes históricas que remontam à Espanha e aos primeiros colonos europeus nas Américas.
O Vaqueiro se tornou o Cowboy norte-americano.
Ao longo dos tempos, vários estilos distintos de equipamentos, roupas e calçados de Cowboy foram criados adaptando-se ao mundo moderno, bem como às suas técnicas e equipamentos.
A história das Botas Cowboy também conhecidas como Botas Country e Botas Western remete a um estilo e tradição de botas utilizadas pelos Cowboys para montar, que vem mudando ao longo do tempo. As botas originais tinham salto alto de couro, bico redondo e joelho alto. São normalmente produzidos em pele e podem ser decorados com diversos motivos que lhe conferem um toque muito original. Também podem ser produzidos com peles exóticas, Piton, Jacaré, Avestruz, Búfalo, etc.
As Botas de Cowboy foram produzidas para permitir fácil montagem e desmontagem do cavalo, a sola de couro era lisa o que permitia a fácil inserção e retirada do pé no estribo da sela. O salto alto das botas minimizava o risco do pé deslizar para frente e para trás no estribo. Seu cano alto também protegia as pernas e os tornozelos do atrito com o couro dos estribos. No chão, as botas também ajudavam a proteger pernas e pés das pedras, arbustos, espinhos e cobras. Os canos altos também protegiam em épocas de chuva ou quando havia necessidade de atravessar riachos, evitando que as botas se enchessem de lama e água.
Assim, os primeiros designs de Botas Cowboy de Homem e Mulher, assim como outros acessórios Cowboy, tiveram grande influência com origens na Espanha e na América.
No México as Botas Cowboy foram criadas em três estilos, bico redondo, bico fino e bico tribal, o uso de peles em sua fabricação também teve origem no México, com diversas cores fazendo alusão às fazendas mexicanas.
Os vaqueiros, como não queriam estragar um bom par de botas no trabalho, alguns tinham botas sociais mais coloridas e decoradas para usar na cidade.
As decorações e enfeites das Botas de Cowboy sofreram muitas mudanças ao longo do tempo.
As primeiras Botas Cowboy eram confeccionadas em couro de vaca costurado com fileiras simples de costura superior, sendo este o modelo mais simples. Os primeiros modelos de botas cowboy tinham pouco estilo, eram produzidas para o trabalho.
Os Cowboys passaram a solicitar botas mais personalizadas, com costura decorativa e recorte alto com materiais diferenciados. Com o surgimento dos filmes de faroeste, houve influência nos estilos adotados pelos Cowboys.
As esporas são um acessório utilizado nas botas Cowboy, são fixadas no salto de cada bota, com a função de tocar o cavalo durante o passeio.
Muitos dos fabricantes de botas de cowboy de mulher e botas de cowboy de homem existem desde o século XIX. Cada um desenvolveu seu próprio estilo de produzir botas com formas de produção que seriam secretas e a produção protegida. Cada fabricante terá seu próprio modelo de adaptação e método de produção.
A escolha do couro é extremamente importante para qualquer processo de fabricação.
Botas feitas de couro mais macio, como couro de bezerro, búfalo ou cavalo, esticam rapidamente quando apropriado e moldam-se ao pé do usuário. Recomenda-se selecionar um tamanho confortável, pois a bota pode quebrar.
Hoje em dia, as Botas Cowboy de Mulher e as Botas Cowboy de Homem tornaram-se parte da vida de qualquer Cowboy e são um ícone da moda ocidental, tornaram-se muito populares hoje em dia.
Nos últimos anos, Homens e Mulheres começaram a incluí-los nos seus guarda-roupas e a utilizá-los no dia a dia, tanto na cidade como no campo.
As Botas de Cowboy, tornaram-se um símbolo da moda, aparecendo em revistas e moda e também passaram a fazer parte das coleções de famosos estilistas de alta costura.
As Botas Cowboy vieram para ficar e fazer parte de qualquer guarda-roupa, são intemporais, caracterizadas pelo seu salto, o cano tão característico com a terminação em semicírculo, com o seu trabalhado ao longo do cano, que pode ser em bordado ou desenhos ao longo a pele. As botas também podem incluir biqueira de metal e fivelas.
O seu salto particular torna estas botas muito confortáveis de usar durante todo o dia, permitindo um bom passeio e uma sensação de conforto e protecção à volta do pé.
Além das características físicas, seu visual elegante e bonito sempre dá um toque de estilo ao visual.
Durante anos as Botas Cowboy de Mulher na cor Camel e biqueira estiveram muito na moda e fizeram parte do look dos festivais de música. Todo a gente tinha pelo menos um par no armário.
As famosas usaram com vestidos finos e leves, na primavera e verão, e jeans skinny no inverno.
Hoje em dia existem Botas Cowboy para todos os gostos, desde os modelos mais extravagantes e com muitos detalhes até aos modelos mais simples e discretos, permitindo combiná-las com vários estilos de roupa e diversas ocasiões para Homem e Mulher.